Exames


OCT (Tomografia de Coerência Óptica)
É atualmente uma das mais modernas tecnologias para estudo da retina e do nervo óptico por meio de imagens de alta resolução, permitindo o diagnóstico e o acompanhamento de doenças retinianas e glaucoma.



Pentacam
O Pentacam, tomógrafo de coerência óptica, tem a função de fazer o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano e fornecer imagem tomográfica do segmento anterior.


Paquimetria ultra-sônica
Apropriado para medir a espessura da córnea e contribuir, assim, na seleção dos candidatos à cirurgia refrativa. 






Mapeamento de Retina
Exame realizado pelo oftalmoscópio indireto com "Video Mapping", permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo. É possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão arterial.


Microscopia especular da córnea
Fotografa as células endoteliais, permitindo uma análise quantitativa e qualitativa do tecido que reveste a superfície interna da córnea, auxiliando o oftalmologista em todas as cirurgias que envolvem o ambiente intraocular.


Retinografia
Fotografia do fundo do olho por um retinógrafo. Permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico.
A documentação fotográfica é importante no acompanhamento de doenças progressivas



Campimetria Computadorizada
Detecta alterações no campo visual que na grande maioria das vezes são imperceptíveis para o paciente, e tem aspectos característicos para cada tipo de doença.
O exame consiste em se apresentar estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão para que sejam detectados pelo paciente.


Ultra-sonografia ocular
Ecografia do olho que é de fundamental importância nos casos em que devido a opacidades de meios (catarata, hemorragias, opacidades corneanas) não se pode visualizar o fundo do olho.
Por esse exame também se consegue analisar estruturas que ficam atrás dos olhos.


Angiofluorescência

Analisa as estruturas da retina, coróide (vasos que ficam por baixo da retina) e vasos retinianos através de fotos tiradas com uma iluminação especial e uso de filtros. Nesse exame utiliza-se um corante especial (fluoresceína) que permite o contraste necessário para o estudo de camadas diferentes das estruturas do fundo do olho que não são possíveis com o exame direto.


Biometria Optica (IOL Master)
A Biometria óptica utilizando o aparelho IOL Master ® demonstra uma definição cinco vezes maior comparada a biometria ultrassônica, o que aumenta ainda mais a precisão do diagnóstico. Esse exame permite medir diversas estruturas oculares com precisão, tais como o globo ocular e suas estruturas internas.


Topografia Corneana
Este exame avalia as alterações da superfície da córnea. Indicada para doenças da córnea e no pré-operatório de cirurgias refrativas e catarata, na adaptação de lentes de contato, no controle do astigmatismo pós-cirúrgico, em diagnóstico, na evolução das ectasias corneanas. A Topografia Corneana avalia a superfície da córnea através da identificação de sua curvatura, da regularidade, e da simetria.


Tonometria de Aplanação
A tonometria de aplanação é o exame que serve para medir a pressão do olho, denominada pressão intra-ocular.

Antes do exame, é necessário usar colírio anestésico.

A tonometria de aplanação é indicada como rotina nas pessoas com mais de 40 anos e especificamente nos casos de suspeita ou acompanhamento de glaucoma.



Acuidade visual a laser
Exame que avalia o potencial de visão do paciente. Ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a certas cirurgias como catarata, transplante de córnea e vitrectomia. É indicado também para todo paciente que, por alguma razão (doença ocular, trauma, catarata, etc..) não alcance boa visão ao exame de refração, mesmo depois de se tratar todo o grau indicado.
 



Teste Ortóptico
A Ortóptica é o setor da oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).



Teste de Teller
O teste de Teller permite quantificar a visão da criança, ao estudar a forma como os olhos dela se dirigem para os materiais apresentados. Como o exame é feito? O teste de Teller baseia-se na observação das crianças que tendem a olhar mais para uma tela com listras pretas e brancas do que para uma superfície homogênea.





CTD (Curva Tensional Diária)
O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento, e pode ser associado à gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho.



Fundoscopia
Esse nome “fundo de olho” advém da localização da retina, camada interna do olho, localizada no fundo (parte posterior) e não no começo do olho. Muitas doenças podem acometer a retina e levar a baixa visão, por isso uma boa avaliação se faz necessário. 

Existem duas maneiras de se fazer o exame: direta, quando se observa principalmente o nervo óptico e a indireta, quando se observa também o polo posterior e periferia da retina. 


Grupo HDO - Unidades


Unidade Cirúrgica

  • Rua Joaquim Marques Lisboa, 26 Vila Progresso - Jundiaí/SP
    Segunda à sexta 8h às 18h Sábado: 8h às 12h

 

Pronto Atendimento

  • Rua Joaquim Marques Lisboa, 10 Vila Progresso - Jundiaí/SP
    Segunda à sexta 8h às 17h

 

Unidade Prime

  • Rua Anchieta, 204 – salas: 203, 204 e 205 – Centro – Jundiaí/SP
    Segunda à sexta 8h às 17h

 

Unidade Eye Center

  • R. Anchieta 749 – Vl Boaventura Jundiaí/SP (breve novas instalações)
    Segunda à sexta 8h às 17h

 

Santa Casa de Vinhedo - HDO

  • Av. Independência 4705 - Vinhedo/SP
    Segunda à sexta 8h às 17h

 

Ambulatório Central de CLP

  • R. Felipe Cardoso 47 -Campo Limpo Paulista/SP - Ambulatório Central de Campo Limpo Paulista
    Segunda à sexta 8h às 17h